sábado, 22 de maio de 2010

Moqueca de Peixe

Bom dia Pessoal.

Estou de volta com mais uma receita de dar água na boca. Vamos viajar agora para uma região do país rica na cúlinária e na cultura brasileira.


O Nordeste Brasileiro

Na época do Brasil Colônia, a região Nordeste foi o berço da colonização portuguesa no país, de 1500 até 1532, devido ao descobrimento por Pedro Álvares Cabral com o objetivo de colonização exploratória, que neste caso consistia em extrair pau-brasil, cuja tinta da madeira era utilizada para tingir as roupas da nobreza europeia. Com a criação das capitanias hereditárias, deu-se o início da construção da primeira capital do Brasil, Salvador, em 1549. Desde o início, foi criado o governo-geral no país com a posse de Tomé de Sousa.

A culinária nordestina é variada, refletindo, quase sempre, as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Frutos do mar e peixes são bastante utilizados na culinária do litoral, enquanto, no sertão, predominam receitas que utilizam a carne e derivados do gado bovino, caprino e ovino. Ainda assim, há várias diferenças regionais, tanto na variedade de pratos quanto em sua forma de preparo (por exemplo, no Ceará, predomina o mugunzá - também chamado macunzá ou mucunzá - salgado, enquanto, em Pernambuco, predomina o doce). No Maranhão, destaca-se oCuxá, Arroz de Cuxá, Bobó (comida feita de uma erva chamada vinagreira), o peixe pedra, e a deliciosa torta de camarão, bem ao estilo maranhense. Também no Maranhão se destaca o refrigerante Jesus ou guraná jesus que é patrimônio maranhense, já o Bolo-de-Rolo é patrimônio imaterial de Pernambuco. Algumas comidas típicas da região são: o baião -de-dois, carne de sol, o queijo de coalho, o vatapá, o acarajé, a panelada e a buchada, o arroz de coco, o feijão verde e o sururu, assim como vários doces feitos de mamão, abóbara, laranja, etc.

Neste último verão, tive a oportunidade de experimentar em loco, uma das expeciarías muito comum nos estados do nordeste, trata-se de um prato muito conhecido pela região e alvo uma uma infinidade de tipos e sabore, a Moqueca de Peixe.

A moqueca de peixe é de origem indígena, sendo originalmente preparada numa grelha de varas ou com apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (o que era chamado moquém). A primeira menção da moqueca num documento histórico foi numa carta do padre português Luís de Grã, datada de 1554. Em 1584, outro padre, Fernão de Cardim, comenta que eram "moqueados" peixes, batata, mangará, entre outros alimentos.


Ingredientes para moqueca de peixe

* 1 kg de peixe fresco (Badejo é mais comum, mas xerne, pescada amarela e namorado são opções) cortado em pedaços de 2 dedos de largura.
* 2 cebolas de tamanho médio cortadas em fatias circulares.
* 2 pimentões (um verde e outro vermelho) cortados em fatias circulares.
* 1 dente de alho amassado
* 2 batatas
* 4 tomates maduros picados
* 4 coentros com folhas bem picados
* 12 colheres de sopa de azeite de dendê
* 2 ovos cozidos
* Sal
* Pimenta
Modo de preparo da moqueca de peixe

1. Deixar o peixe numa marinada feita de suco de limão e pimenta por pelo menos 1 hora.
2. Colocar peixe, cebola, pepino, alho, tomate e coentro em várias camadas dentro de um caldeirão.
3. Jogar o azeite de dendê e leite de coco sobre tudo e deixar ferver por pelo menos 20 minutos. De tempo em tempo levar o líquido da parte de baixo do caldeirão para a de cima. Tomar cuidado para não quebrar o peixe.
4. Servir com arroz branco.



Prontinho, agora é só convidar uma pessoa especial e degustar com um bom vonho branco, ou se estiver muito quente, aquela cervejinha cai muito bem pra espantar o calor...


Abraço a todos e bom apetite