sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Paella Riograndense

A Terra Natal deste prato é a região de Valência, na costa leste da Espanha.

Ele surgiu como alimento dos camponeses, nos séculos XV e XVI, quando saíam para o trabalho rural, levando arroz, óleo de oliva e sal, além do recipiente para cozinhar: uma panela redonda com alças, ampla e rasa chamada de "Paella". Esse formato facilitava o mexido do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando um cozimento por igual.

Como a origem desta verdadeira delícia está fortemente relacionada ao campo, incorporavam à receita do prato os ingredientes que encontravam, tais como, carne de caça, sobretudo de lebre e de pato, legumes da estação e açafrão (nobre especiaria) retirada das flores, dando o colorido amarelado ao arroz. Passado algum tempo, a Paella difundiu-se e alcançou o litoral. Aí acrescentou-se os frutos do mar: camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo, tornando-o um prato misto (terra e mar). A origem da Paella vem do latim "Patella", bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra.

A Paella é um prato festivo que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana. Daí a sua difusão nos pampas gaúchos na época da colonização do novo mundo. Este prato acabou sendo adotado pelo povo que vivia nas fronteiras do Tratado de Tordesilhas onde espanhóis e portugueses conviviam no sul do país.

Por ser fácil de fazer, e evolver uma mistura de carnes, aqui no sul era servido para as tropas farroupilhas a fim de agradar os soldados que se revoltaram contra o Brasil império.

Por este motivo, nada melhor que reunir os amigos em um galpão gaudério para provar este delicioso prato campeiro, rico em cultura e em sabor da terra Rio Grandense.

É na cultura, na memória e na história que formamos a estirpe de um povo. São através de nossos mitos, de nossos ritos, que formamos a noção de nosso presente.

"Mas não basta pra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo."

(Trecho do Hino Riograndense)

Bom Vamos colocar a mão na massa...!!!

Ingredientes:

150 g de linguiça fina.
150 g de linguiça calabresa.
200 g de carne de rês.
150 g de carne de porco.
150 g de coração de galinha.
200 g de carne de ovelha.
50 g de bacon.
50 g de banha de porco.
1/2 pimentão verde.
1/2 pimentão vermelho.
1/2 pimentão amarelo.
1 lata de milho.
1/2 copo de vinho.
3 folhas de couve.
2 colheres de colorau.
Suco de 1/2 limão.
1 cebola média.
1 caneca de arroz.
3 canecas de água.



Modo de Preparo:

Primeiro coloque a banha numa panela ampla ou num disco de arado. Depois vá colocando as carnes picadas nesta ordem: bacon, porco, linguiça fina, linguiça calabresa, ovelha, coração de galinha e por último rês (gado). Depois coloque o pimentão, das três cores (bandeira riograndense). Depois coloque o colorau, o vinho e o limão. Logo em seguida quando pegar a cor do tempero colocar o milho e a cebola. Acrescente o arroz e a água. Pro último colocar a couve picada em tiras por cima de tudo e deixar borbulhar o caldeirão. Sirva e divida esta emoção com seus amigos.

Bom apetite e "Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra".....