terça-feira, 16 de abril de 2013

Feijoada Campeira

A feijoada é um prato que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz. É um prato com origem no Norte de Portugal, e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos da cozinhabrasileira. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira. No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa,arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes. Em Portugal, esta versão da feijoada é conhecida como feijoada à brasileira, sendo também comum encontrá-la nos cardápios dos restaurantes portugueses, para além das feijoadas portuguesas.


Bom vamos ao que interessa, depois de um conhecimento geral sobre o prato, é colocar a mão na massa, quer dizer no feijão e cozinhar sempre colocando um toque pessoal para cada receita. Afinal é este toque que acaba dando as diferenças nas receitas e tornando-a cada vez melhor para seus convidados. Nesta receita adaptei alguns dos ingredientes, pois meu convidados não gostavam muito as partes do porco como orelhas e pés, então resolvi alterar alguns ingredientes para tornar a degustação mais agradável para eles.

Receita de Feijoada para 6 pessoas.


  • 300g costela de porco defumada
  • 150g lombo de porco defumado ou salgado
  • 250g linguiça calabresa
  • 200g lingüiça portuguesa fatiada
  • 150g bacon em cubos
  • 1 kg feijão preto
  • 2 cebolas picadinhas
  • 100g alho picado
  • 2 folhas louro
  • 6 laranjas sem casca cortadas em 6 partes
  • 40g de Farinha de Mandioca
  • Sal e temperos a gosto (cuidado com o sal, lembre que as carnes defumadas já vem temperadas)


Como fazer:


Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, colocando-as de molho em água por 1 horas, trocando-se a água algumas vezes durante este período.
Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura. Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva em uma panela que será servida a feijoada.



Enquanto isso faça o feijão em uma panela de pressão, pois é mais rápido e o custo fica menos para o preparo,  e junte as folhas de louro, e após a panela começar a "xiar" marque no relógio 35 minutos e tire o feijão da panela de pressão, mesmo não estando no ponto ainda, lembre-se que ele ainda vai para a outra panela com as carnes. Enquanto isso, corte as laranjas em 6 partes e acomode um um prato. Corte a couve me tiras e coloque em uma panela para refogar por alguns minutos, e reserve.
Na panela que você irá servir a feijoada coloque a costela, e após 15 minutos, coloque o lombo, as lingüiças, e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície. Despeje o feijão e deixe levantar fervura.


Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com o feijão que já deve estar borbulhando. Após 1 hora comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo. 
Equanto isso, é hora da farofa, que é bem simples, é só colocar alguns pedacinhos de bacon que foram cortados e em uma frigideira e dexar eles derreterem literalmente e com este óleo que saiu do bacon, misture a farinha de mandioca e vá mexendo sem deixar queimar a farinha e pronto.


Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando.
Sirva a couve refogada no azeite e alho, e uma bela farofa de mandioca e não esuqeça das laranjas. Ahh..!!! Não esqueça de fazer um arranjo bacana com os acompanhamentos lembre-se que a gente come primeiro com os olhos...!! Fica a dica.




Prontinho e bom apetite, o que importa mesmo é sempre estar rodeados de pessoas que você ama e com quem te dê prazer da presença delas.