terça-feira, 20 de julho de 2010

Vaca Atolada

A Vaca atolada é um prato típico da comida caipira, tem como principais ingredientes a costela bovina e mandioca, muito popular em Minas Gerais e outras regiões do Brasil.
Tropeiros valeparaibanos carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.
Ao se dirigirem às Minas Gerais, transpondo a Serra da Mantiqueira por terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos e principalmente nos períodos de chuvas, o que tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia, havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação. Assim sendo, foi batizado esse alimento como Vaca Atolada.
No entanto, a receita de Vaca Atolada é tradicionalmente feita com costelas de boi, uma carne que não era aproveitada para compor a comida dos viajantes, e nem servia para fazer o charque ou carne seca. Mas provavelmente é que seja uma comida preparada após o abate do gado, cozinhando as costelas e sua gordura com pedaços de aipim e cebolas.
Agora que o papo cultural findou, vamos ao que interessa. Ao preparo do prato, lógico e ao degustar de um prato quente e calórico, ótimo pra compor a mesa neste inverno.
Ingredientes:
-1 e 1/2kg de costela de vaca sem gordura
-1 e 1/2kg de aipin ou mandioca descascada
-6 dentes gdes de alho picadinhos
-1 cebola gde picada
-1 e 1/2 pacote de caldo de costela
-1/2 colher de café de açúcar
-4 colheres de sopa de óleo de soja
-1 litro de água fervente
-Sal a gosto  
Modo de Preparo:
Descasque as mandiocas e reserve. Limpe bem a costela retirando as gorduras (não toda, lógico), reserve. Em uma panela aqueça o óleo até atingir uma temperatura bem quente. Jogue o açúcar e deixe fritar até que fique bem escuro, jogue a costela e deixe fritar ate que fique bem moreninha, acrescente o alho e mexa bem até sentir a fragrância do alho.
Em seguida acrescente a cebola e permaneça mexendo sempre. Quando estiver bem misturado, acrescente aos poucos a água, os pacotes de caldo de costela, prove para verificar o sal(se estiver faltando acrescente ate dar o ponto), tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 50 min(se a carne for boa já estará cozida, senão volte ao fogo mais 15 min.).
Passado este tempo, abra a panela e verifique se a costela está no ponto(deve estar cozida mas não soltando do osso). Acrescente as mandiocas já cozidas na panela de pressão (pode ser feito na panela de ferro, porém demora mais para a mandioca se desmanchar). Sirva com arroz e uma salada básica, afinal é uma comida que requer toque de “verde” para compor a mesa.
Prove o Bom Apetite !!!