segunda-feira, 6 de maio de 2013

Arroz de Forno


Um prato ideal para um almoço de família, que aparece com freqüência na mesa de minha casa. Uma receita muito prática, que pode ser feita parcialmente com antecedência e gratinado no forno um pouco antes de servir. São muitas as receitas. Em minha casa, a mussarela derretida e o requeijão,  dão um toque gostoso e peculiar nesta receita. Como se vê, em casa gostamos muito de queijo derretido.


Uma espécie de risoto gratinado à moda antiga . Há algum tempo, antes da era do arroz italiano, o “risoto de frango” nos restaurantes não passava de um arroz comum misturado com um rico refogado de frango com bastante tomate na hora de servir. Distante do verdadeiro risoto, mas muito gostoso.


Aliás, quem quiser pegar um atalho para esta receita pode utilizar o arroz do dia-a-dia já pronto, ou mesmo a de um risotto do dia anterior (Ver receitar anterior - Risotto Campeiro ).

Ingredientes para preparar o arroz (ou Risotto) e montar o prato:

  • 2 colheres de sopa de óleo de milho;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 cebola média picadinha;
  • 2 xícaras de chá de arroz pronto, ou risotto;
  • 200 g. de mussarela em fatias;
  • 150 granas de queijo parmesão (ralado na hora, de preferência);
  • 2 ovos cozidos e picados;
  • 1 como de requeijão;
  • 1 lata de milho verde;
  • sal e pimenta do reino.


Utensílios:

Um refratário de 20cm por 30cm e pratos para abrigar os ingredientes preparados.

Modo de fazer:

Prepare primeiro o arroz, como se estivesse fazendo o prato do dia-a-dia. Esquente as duas colheres de óleo e a manteiga numa panela grande e refogue rapidamente a cebola, que deve apenas murchar, sem mudar de cor. Coloque o arroz, refogue rapidamente, mexendo sempre com uma colher de pau. Junte as cinco xícaras de caldo de frango (ou água) e cozinhe o arroz. Salgue com muito cuidado, pois os queijos são salgados. O líquido deve secar e o arroz cozido pode ficar e meio mole. Apague o fogo e reserve.


Junte a cebola e o alho refogados. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor.

Em um refratário então, coloque o arroz ou risotto, misture os ingredientes metade do parmesão. Acenda o forno. Fogo forte, em torno dos 200 graus. Monte o prato no refratário. Sobre essa camada, distribua o requeijão, espalhando com um colher até cobrir todos os cantos do arroz. Sobre a mesma, coloque o ovo picado e finalmente sobre tudo as fatias de mussarela. Cubra todo  arroz e espalhe por cima o que sobrou do parmesão.

Leve o refratário ao forno. Quando o queijo da superfície começar a dourar, está pronto, o que deve levar uns 10 minutos.


Sirva bem quente e bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário