segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Filé no Disco de Arado - Entrevero Solo Gaúcho

A expressão "entrevero" tem sua origem no idioma espanhol rioplatense, idioma que influencia sobremaneira o português falado no sul do Brasil, sobretudo no Rio Grande do sul. embora seja aceito o nome "entreveiro", como um brasileirismo, o nome correto é "entrevero" que significa mistura, desordem, confusão de pessoas, briga.


O prato consiste de uma mistura de carnes de vários tipos, porém nesta receita de Entrevero Solo Gaúcho - manteremos apenas um tipo de carne - por isso o nome "Solo" foi inserido ao nome da receita,  que pode ser preparado em panela wok, paellera ou no disco de arado. Este último além de harmonizar melhor com o prato, transmite uma sensação inigualável de cozinhar no clima da tradição platense, sobretudo se preparado direto no fogo de lenha ou fogão à lenha. Com o passar do tempo a receita foi recebendo adaptações e novos ingredientes foram incluídos, como legumes e até o pinhão que caracteriza hoje o entrevero da região serrana do sul do Brasil. Esse prato é fácil e rápido de preparar e tem a "cara" do gaúcho e dos povos sulinos como uruguaios e argentinos.



Ingredientes:


- 700 gramas de alcatra bovina ou coxão de dentro;
- 100 gramas de bacon;
- 02 dentes de alho;
- 02 cebolas grandes;
- 02 pimentão verde;
- 02 pimentão amarelo;
- Sal e pimenta a gosto.




Modo de Preparo:


Corte a carne em pedaços grandes de uns 5 cm e coloque para fritar no disco bem quente, com um fio de olho para que não grude a carne sobre o disco.

Depois de fritas as carnes acrescente o alho, a cebola, os pimentões e o tomate picados ao redor do centro mantendo a carne sempre nesta posição, quando a carne  for soltando aquele caldo característico , você deve ir molhando os legumes que estão em volta.

 Acrescente um pouco de sal e pimenta e deixe refogar. Finalize com tiras dos pimentões e o bacon cortados em tiras bem generosas  . Leve à mesa no disco. Sirva com arroz ou purê de batatas ou , ou até mesmo com pão.



Rendimento: 10 a 12 porções.


Dica: Se gostar de pratos picantes acrescente uma pimenta dedo de moça picadinha

Grande abraço e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário