quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pudim de Pão

O que fazer com os pães que sobraram do dia anterior? Essa é uma pergunta que muitas dgente se fazem, afinal, não é apropriado desperdiçar os alimentos, muito menos o pão, tão gostoso e típico para receitas.


Mas, qual a receita que pode levar o pão amanhecido como ingrediente? Que tal um pudim de pão?

Curiosidade

Conta a história que essa sobremesa foi inventada por um abade português que não  divulgava a receita para ninguém que ousava perguntar, mas como o sucesso do seu doce entre a população era tão grande, o abade decidiu fazer uma competição com outros confeiteiros da época, para ver se algum deles conseguia preparar o pudim perfeitamente como ele. Por fim das contas, na competição ninguém conseguiu fazer exatamente um pudim como o abade, porém os portugueses já tinham uma ideia de como chegar a algo próximo. A receita do abade só foi revelada após sua morte, seu caderno de receitas desapareceu misteriosamente e o segredo veio à tona: açúcar, gemas, água e toucinho de porco faziam o Pudim de Priscos, um sucesso bem simples da culinária portuguesa.


A receita se expandiu e o pudim agradou o paladar de muitos no mundo inteiro, aqui mesmo no Brasil se tornou uma sobremesa clássica, presente em qualquer tipo de evento ou situação por ser um doce muito fácil e rápido de se fazer. Além de se tornar extremamente popular, o pudim ganhou derivações: chocolate, frutas, pão... Tem para todos os gostos! Eles são preparados em banho-maria, método que consiste em colocar o creme preparado com os ingredientes em uma forma caramelizada, cuja é colocada dentro de outro recipiente com água e levada ao forno (ou fogo).


Ingredientes:

Para a calda:
1 xícara (chá) de açúcar

Massa do pudim de pão:
3 pães francês
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de leite
meia xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó



Modo de fazer:

Para preparar a calda pegue uma panela funda e coloque o açúcar. Em seguida leve ao fogo baixo para derreter. Ao ficar dourado, coloque meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de cabo longo. Até ferver e dissolver os torrões de açúcar. Com a calda pronta, pegue a fôrma grande com furo central (23 cm de diâmetro) e derrame sobre esta e reserve.


Preparando a massa do pudim:

Pegue todos os ingredientes e bata no liquidificador em seguida despeje sobre a calda. Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, em banho-maria por aproximadamente 1 hora e meia. Espere esfriar e leve à geladeira. Sirva gelado.




Agora é só saborear essa delicia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário